26 de setembro de 2014

Rubrica à la pianist

Após bastante tempo a ponderar o que havia de fazer aqui de novo, surgiu-me a ideia de criar uma rubrica semanal na qual irei falar de um artista, álbum, música, peça, wtv vocês percebem a ideia. A rubrica não terá um dia próprio, isto é, sai todas as semanas porém não tem um dia específico.
Para a rubrica desta semana trago-vos um concerto para piano de Ravel, composto para mão esquerda. Dou especial ênfase ao segundo andamento que é simplesmente genial. Quanto à peça e ao motivo de composição da mesma, essa sim é a parte curiosa: "Foi composto, quase como um desafio, para o eminente pianista austríaco Paul Wittgenstein, que tinha perdido o braço direito num combate durante a Primeira Guerra Mundial e cuja carreira parecia terminada. Contudo, Wittgenstein, com admirável coragem, recusou conformar-se com o facto, e escreveu a vários compositores, pedindo-lhes que escrevessem músicas que ele pudesse tocar em tais circunstâncias. Por essa ocasião, Maurice Ravel achava-se ocupado com a composição de um concerto para piano: o em sol maior."



 Espero pela vossa opinião, até ao próximo post.


1 comentário:

  1. R: não te sei dizer o meu grau, mas toco há cerca de oito anos. Agora estou parada. Não tinha aulas em conservatório, era uma pequena escola de música.

    Vou ouvir a música :)

    ResponderEliminar