26 de setembro de 2014

Joana Vasconcelos

                                  
Não sei se este nome vos é ou não familiar, mas se não é então se lerem este post, irá deixar de ser! Em 2009 vi uma exposição dela, porém admito que na altura não valorizei a artista da forma que ela merece, pensei "Quem é que se lembra de fazer um candeeiro com tampões? Que estupidez!", mas felizmente cresci culturalmente e passei a olhar para as suas obras de outra forma.
Então, muito sucintamente, Joana Vasconcelos é uma artista plástica portuguesa que representou Portugal na Bienal de Veneza de 2013. É conhecida por trabalhos como o candeeiro feito de tampões, o sapato feito de panelas ou até mesmo o coração independente.

 A artista nasceu em Paris em 1971, vive e trabalha em Lisboa e expõe desde meados da década de 1990.  O reconhecimento internacional do seu trabalho aumentou com a participação na 51ª Exposição Internacional de Arte – la Biennale di Venezia, em 2005. Momentos relevantes na sua carreira recente incluem o projeto Trafaria Praia, Pavilhão de Portugal na 55ª Exposição Internacional de Arte – la Biennale di Venezia (2013), a individual no Château de Versailles, em França (2012), a participação na coletiva “The World Belongs to You”, no Palazzo Grassi/François Pinault Foundation, em Veneza (2011), e a sua primeira retrospetiva, apresentada no Museu Coleção Berardo, em Lisboa (2010). Aqui ficam algumas imagens das mais célebres obras da mesma:













 




Então que acharam? Alguma vez tinham ouvido falar, gostaram ou ficaram interessados? Espero os vossos comentários, até ao próximo post!

1 comentário: