18 de agosto de 2014

Ano sabático

Encontrei um blog bastante interessante que falava desta prática e não estando muito a par do assunto decidi ir pesquisar sobre o assunto o que deu origem a este post. Já tinha ouvido falar da prática, mas digamos que não atribui o nome à prática. Esmiuçando bastante, o ano sabático (que não tem necessariamente de ser um ano) trata-se de um período de tempo em que se parte rumo à aventura e se deixa o que nos é familiar. A prática é muito comum entre universitários que tiram o dito período da sua vida para repensar no que querem fazer na vida, ou então simplesmente para alargar horizontes. Porém esta prática não é apenas comum entre universitários, por exemplo, muitas pessoas quando acabam o secundário tiram um ano sabático.

Curiosidade:
"O termo tem origem na palavra sabá, período entre a sexta-feira e o sábado, comum nas comunidades judaicas que se dedicam ao descanso religioso, em que não deve ser realizada qualquer atividade. Este período de inatividade supunha uma melhoria na produtividade. O costume de aplicar essa tradição religiosa judaica a outros níveis da sociedade surgiu no século 19, nas universidades americanas sob o nome de licença sabática que era atribuída aos professores para se afastarem das atividades regulares e fazerem reciclagem curricular. Por isso é atualmente um conceito totalmente ligado ao sistema educativo.
Foi apenas nos anos 50 que o conceito atingiu o tecido empresarial. Algumas empresas adotaram os programas sabáticos que permitiam aos seus colaboradores afastarem-se das suas atividades normais, durante um período de tempo, para se dedicarem a uma atividade que lhes agradasse e que lhes permitiria voltar mais motivados, criativos e mais produtivos." (in VidaEdu)

Para muitos é um sonho que tencionam concretizar um dia (como eu), para outros é uma consumista e disparatada, e para vocês o que é? Aguardo os vossos comentários, até ao próximo post! 

Sem comentários:

Enviar um comentário